quarta-feira, 6 de março de 2013

O SIGNIFICADO DO PROFETIZAR EM 1 CORÍNTIOS 14

Falar por Deus e Cristo, Expressar Deus e Cristo, e Ministrar e Dispensar Deus e Cristo às Pessoas
No princípio, com o irmão Nee, há sessenta anos, tivemos o entendimento claro de que profetizar em 1 Coríntios 14 não significa predizer ou prever. O sentido de profetizar de 1 Coríntios 14 significa falar por Deus e Cristo e expressar Deus e Cristo. Expressar Deus e Cristo é ministrar e dispensar Deus e Cristo às pessoas. Ministramos Deus e Cristo às pessoas da mesma maneira que um garçom ministra comida. Dispensar Deus e Cristo às pessoas pode ser um pouco diferente de ministrar para elas. É possível que um garçom ofenda as pessoas de tal maneira que elas não comerão a comida que ele ministra. Tal garçom ministra o alimento, mas não o dispensa às pessoas. Assim também, um ministro da Palavra pode ministrar Cristo para as pessoas, mas não dispensar Cristo nelas. Uma mãe que nutre, por outro lado, não somente dispensa alimento para seus bebês, mas o dispensa neles. Algumas vezes, os bebês não querem comer o alimento que lhes é dado, mas as mães tem uma maneira de compeli-los a comer. Devemos não apenas aprender falar Deus e Cristo, mas também expressar Deus e Cristo. Além disso, ao expressar Deus e Cristo, não devemos apenas ministrá-Los às pessoas, mas também dispensar neles o que estamos expressando.
Os médicos experientes são hábeis para dispensar remédio aos seus pacientes. Muitas vezes, pela misericórdia do Senhor, tenho a certeza de que quando as pessoas ouvem as minhas mensagens, recebem uma dispensação. Mesmo se elas forem embora se opondo, criticando e rejeitando, receberam uma “injeção”. Tenho certeza de que, por fim, verei o resultado desse dispensar.
Expressar implica dispensar. Paulo foi o principal despenseiro. Ele sabia que enquanto estava falando para as pessoas, estava dispensando algo dentro delas. Em Efésios 3:2 ele disse que o “mordomado da graça de Deus” lhe fora dado. Em grego, a palavra para “mordomado” em Efésios 3:2 é a mesma para “dispensação” em 3:9. A palavra grega aqui, oikonomia, denota um arranjo para dispensar. A palavra “dispensação” refere-se a esse arranjo, enquanto que a palavra “mordomado” refere-se ao serviço do dispensar de Deus. Quando lemos qualquer porção dos escritos de Paulo, alguma coisa é dispensada a nós. Ele tinha uma habilidade particular em dispensar por meio de expressar Cristo. Enquanto estava expressando Cristo, ele O estava dispensando às pessoas. O ministério do Senhor hoje também é um ministério de dispensar. Quando lemos uma página do ministério não podemos evitar receber uma “injeção” de Cristo.


Em 1 Coríntios 14, Predizer Não Está Incluído

Em 1 Coríntios 14, profetizar não inclui predizer. Isso é provado pelos versículos 3 e 24. O versículo 3 diz, “Mas o que profetiza fala aos homens, edificação, encoraja-mento e consolação”. Edificar, encorajar e consolar não é predizer. Edificar é para a igreja, encorajar é para a obra, e consolar é para a nossa vida diária. Para a igreja precisamos de edificação, para a obra precisamos de encorajamento, e para a nossa vida diária precisamos de consolação. Essas coisas definitivamente não são predições.
O versículo 24 diz, “Mas se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou não instruído, será convencido por todos e examinado por todos”. Nesse versículo profetizar não é predizer, mas convencer e julgar as pessoas, esclarecendo-lhes a sua situação. Quando um incrédulo ou pessoa não instruída vem à reunião, pode estar confuso, pensando erroneamente que ele está correto com Deus; mas ao ouvir o profetizar, ele é esclarecido. O profetizar o convence e o julga.

(A pratica de profetizar - W. Lee - LSM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário